segunda-feira, 14 de maio de 2012

Novas aquisições: King e Lovecraft

A prática leitora Terror: páginas macabras, direcionada aos alunos de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, aborda o subgênero literário terror valendo-se de grandes autores como Edgar Allan Poe, Stephen King, H.P. Lovecraft e o brasileiro André Vianco. Em decorrência desse trabalho, o Mundo da Leitura, adquiriu novas obras que enriquecem o acervo e estão disponíveis para empréstimo a acadêmicos e  à comunidade em geral.
Confira as aquisições:


Nasce o Pistoleiro - HQ - A torre negra vol. I
Nasce o Pistoleiro é a adaptação para os quadrinhos de O Pistoleiro, primeiro volume da coleção "A Torre Negra", obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. Agora lançado em formato álbum pelo selo Suma de Letras, a obra reúne os sete episódios da primeira etapa da saga, anteriormente lançados no formato gibi.
A adaptação do texto para a versão em quadrinhos ficou aos cuidados dos consagrados Peter David e Robin Furth (autora de The Dark Tower: A Concordance) e as ilustrações, dos quadrinistas Jae Lee e Richard Isanove.
Em Nasce o Pistoleiro, o leitor é apresentado ao personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver.

Traição - HQ - A torre negra vol. III
Terceiro volume da série de quadrinhos baseada no sucesso editorial "A Torre Negra", de Stephen King, a HQ Traição é assinada pela mesma equipe de criação de Nasce o pistoleiro. O roteiro das histórias é assinado por Peter David, escritor de HQs de ficção científica e responsável por clássicos como O incrível Hulk e Aquaman, com adaptação de Robin Furth, assistente de pesquisa do próprio King.
Na trama, as coisas não andam bem no Mundo Médio. Roland Deschain, o jovem pistoleiro cujo destino é encontrar e proteger a Torre Negra, é atormentado por terríveis visões geradas pela Toranja de Merlin, a esfera que tem o poder de prever o futuro. O Rei Rubro, inimigo maior dos habitantes do Mundo Médio, trama há tempos a destruição da Torre e da própria realidade em que Roland e seus amigos vivem. E Roland, confrontado pelas visões enviadas pela Toranja, não consegue ver com clareza que o plano nefasto já está em andamento.




A hora do vampiro, de Stephen King

Inspirado em Drácula, de Bram Stoker, o segundo livro da carreira de King, deu origem ao filme "Os Vampiros de Salem", dirigido por Tobe Hopper, de "O Massacre da Serra Elétrica".
Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, após a chegada de forasteiros, fatos inexplicáveis perturbam a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença.





O iluminado, de Stephen King

Em O iluminado, Stephen King conta a história de Danny Torrance, um menino em tudo extraordinário, capaz de ouvir pensamentos, transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny - para o bem ou para o mal? - é um iluminado.
Danny não é um garoto comum. Maldição ou bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook, que já foi palco de festas sofisticadas, noitadas de sexo e bebida, grandes negócios e paixões avassaladoras. O tempo passou arrastando consigo as glórias do passado. Mas algo resiste nos longos corredores sombrios do hotel. Algo terrivelmente poderoso e assustadoramente mau.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O hotel é uma sentença de morte e quer Danny, pois precisa dos seus poderes para chegar ao fim.
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Tudo isso está presente em O iluminado.


Coleção A torre negra, de Stephen King

O pistoleiro - vol. I
Apresenta o último Pistoleiro, Roland Deschain de Gilead, em sua perseguição ao Homem de Preto através do deserto em que se transformou seu mundo, passando por uma mudança radical. Surgem algumas reminiscências de sua vida em Gilead e o que o levou a partir na jornada obsessiva que irá compor os sete volumes de "A Torre Negra". 
Escolha dos três - vol. II
Roland tem imensos problemas com as lagostrosidades – seres monstruosos que habitam uma praia –, que irão, até certo ponto, debilitar sua capacidade como pistoleiro e quase matá-lo. Os três a que o título se refere são três portas que se abrem para universos diversos. Na verdade, para a cidade de Nova York, em períodos diferentes (1987, 1964 e 1977). Roland precisa atravessar essas portas para trazer para o seu mundo aqueles que serão seus companheiros na viagem, que vão formar o seu ka-tet, um grupo que compartilha o mesmo destino.
Terras devastadas - vol. III
A jornada do ka-tet prossegue com a adição de Oi, um animal semelhante a um cão com limitada capacidade de fala, e o retorno de Jake, que surge no mundo tendo atravessado um portal existente na Nova York de 1977, numa casa mal-assombrada. Eles encontram o urso ciborgue Shardik, e descobrem um dos Feixes Luminosos que mantêm o mundo unido e, supostamente, levam à Torre Negra.  
Mago e vidro - vol. IV
A população da cidade de Topeka, Kansas, de 1980, foi arrasada devido à gripe mortal que é o centro do livro de Stephen King, A dança da morte. Nesse livro, Roland conta a seus companheiros boa parte da história de sua juventude, como ganhou suas armas, tornando-se o mais jovem Pistoleiro da história. Após narrar suas reminiscências, Roland e seu ka-tet encontram uma espécie de cópia da Cidade de Esmeralda, do Mágico de Oz. O mágico é nada menos do que Marten, também conhecido como Randall Flagg, o vilão de A dança da morte
Lobos de Calla -  vol. V
O ka-tet viaja para a vila de Calla Bryn Sturgis, onde encontram o Padre Callahan, personagem que já havia surgido no livro A hora do vampiro. O grupo de Roland ajuda os simpáticos habitantes da vila a enfrentar os Lobos, supostamente criaturas terríveis que, de tempos em tempos, levam metade das crianças da vila, devolvendo-as tempos depois, porém mentalmente incapacitadas. 
Canção de Susannah - vol. VI
Grande parte da ação se situa no nosso mundo, em Nova York e no Maine. O ka-tet “atravessa” por um portal existente numa caverna, indo para diferentes tempos, realizar missões diversas. Jake, Oi e o Padre Callahan vão para a Nova York de 1999, atrás de Susannah, dominada pela personalidade Mia, a mãe da criatura que vai nascer. Roland e Eddie viajam para o Maine, em 1977. Entre outras difíceis tarefas, eles resolvem procurar um tal de Stephen King, autor do livro A hora do vampiro...
A torre negra - vol. VII
O fechamento de uma das maiores sagas da literatura de terror e ficção científica, ou o que o próprio King chamou de seu “épico”. O ka-tet é dissolvido pelos acontecimentos, por perdas, transformações e mortes. Mas Roland, é claro, consegue chegar à Torre, onde o Rei Rubro continua preso.
Stephen King oferece duas possibilidades para os leitores. Uma, terminar a leitura no momento em que as portas da Torre se fecham atrás de Roland, sem que saibamos o que acontece a ele lá dentro. A outra, acompanhar a história de Roland subindo a Torre e encontrando o seu destino, que pode não ser exatamente o que os leitores esperavam...

Um sussurro nas trevas, de H.P. Lovecraft
Um sussurro nas trevas (1930) narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário