quinta-feira, 3 de maio de 2012

Resenha: "Amor de menino", de Miguel Sanches Neto


Marina Garbin da Silva*


Em Amor de menino (Galera Record, 2008, 96 p.), o escritor e professor Miguel Sanches Neto, com muita sensibilidade, apresenta-nos o mundo em que vive sua personagem Raimundo. Assim, as descobertas e dificuldades do início da adolescência, pouco a pouco, convertem-se em aprendizado de vida, não somente para o garoto, mas para todos que venham a ler o romance.

Mundinho, apelidado pelos colegas de mudinho, não gosta nem um pouco do seu nome. Afinal, para ele, todos os seus problemas advêm disso: desde sua terrível timidez, que o consome de uma maneira sem igual, até a sua extrema dificuldade em fazer amizades e em se relacionar com as garotas. Seu pai, que também se chama Raimundo, é demitido. Nenhuma empresa gostaria de ter um funcionário com esse nome, não fica bem. Para o garoto, ser um Raimundo é um desastre, e imaginava como seria se fosse um Gabriel, um José ou, até mesmo, um João. O que fazer então? Trocar de nome? Formar uma gangue? Tornar-se um gramático? Nada disso. A solução é bem mais simples, e possui nome igualmente peculiar: Brunilda. 

Nesse belo romance, Neto propõe ao leitor uma postura reflexiva e, quiçá filosófica. Isso, devido ao caráter metafórico da obra, na qual, o que realmente importa, é a aceitação da própria identidade da personagem, considerando essa complicada fase adolescente. Afinal, o nome, assim como uma porção de outros fatores, não passa de uma casualidade ocorrida, em meio ao retalho de acasos que é a vida.

Amor de menino, obra escolhida para o Projeto Livro do Mês - 2012, é, sem dúvidas, uma ótima opção de leitura. O autor encanta o leitor pela forma com que escreve e descreve os acontecimentos da importante fase de transição existente entre criança e adulto. Por fim, a obra é dotada de características poéticas, sendo assim, uma introdução ao sentimento literário.


* Monitora do Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura e acadêmica do curso de Letras na Universidade de Passo Fundo.

12 comentários:

  1. um livro realmente muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  2. é um livro realmente muito bom

    ResponderExcluir
  3. seu livro é ótimo

    ResponderExcluir
  4. o livro é muito interessante

    ResponderExcluir
  5. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse livro kkkk

    ResponderExcluir
  7. eu patricia,li o seu livro Amor de Menino e achei muito interessante,pois fala dificil escolha de um nome e também sobre o desenprego e o trabalho informal como ocorre com muitos brasilieiros que são obrigados a seguir por este caminho.eu espero a sua presença na 7 Jornadinha de Literatura de Passa Fundo com muita ansiedade

    ResponderExcluir
  8. o livro e muito bom gostei de mais

    ResponderExcluir
  9. ' Mannn, Ameei o Livro! Paraabéns Miguel Sanches <3

    ResponderExcluir