quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mito: O minotauro


- Eu vou meu pai. Só eu posso dar fim a esse horror!

Chama-se Teseu o moço forte que acaba de dizer essas palavras a Egeu, o velho rei de Atenas. O rei está triste. E com razão. Chegou o momento em que, como todos os anos, deve enviar a Creta sete rapazes e sete moças para servirem de comida ao Minotauro. Alguns anos atrás, Minos, rei dos cretenses, venceu uma guerra contra Atenas, e desde então, todo ano, catorze adolescentes atenienses partem para Creta num navio de vela negra, que sempre volta vazio. O Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo de homem, devora-os no Labirinto onde mora.

Cansado dessas mortes inúteis, Teseu resolve tomar o lugar de uma das vítimas para tentar matar a terrível criatura. - O rei Egeu concede o pedido e diz:

- Então, vá. Mas se você voltar são e salvo, troque a vela negra do navio por uma branca. Assim, vendo o barco, eu já de longe fico sabendo que você está vivo. Teseu promete obedecer ao pai e embarca para Creta.

Chegando em Creta, Teseu passa a noite toda tentando tranquilizar seus companheiros  quando de repente  vê entrar uma bela moça.  Ela lhe diz: 

- Jovem estrangeiro, eu me chamo Ariadne e sou filha do rei Minos. Sei que você veio decidido a matar o minotauro mas, mesmo que consiga matá-lo, como conseguirá achar o caminho para sair do labirinto? Desde que o vi, fiquei interessada por você. Estou disposta a ajudá-lo se, depois, você se casar comigo e me levar para Atenas.

No dia seguinte, na entrada do Labirinto, Ariadne dá ao herói um novelo de um fio mágico, que lhe permite encontrar o  Minotauro e a saída do labirinto. Teseu encoraja os trêmulos companheiros, e todos penetram naquele lugar sinistro. O príncipe vai na frente, desenrolando com uma mão o fio, cuja extremidade fixou na porta de entrada. 

Teseu, cauteloso, pára e vigia os mínimos esconderijos, sempre com a mão no punho da espada que Ariadne lhe deu. Acordando de repente, o Minotauro salta mugindo sobre o rapaz. Mas o herói está alerta e, sem medo nem hesitação, abate de um só golpe o monstro.

Graças ao fio, que volta a enrolar no novelo, Teseu e seus companheiros saem do Labirinto. Ariadne joga-se nos braços do herói e abraça-o com paixão. Depois, ela conduz os atenienses ao porto. Em seguida, embarca com Ariadne e seus amigos.

O rei Minos enfureceu-se e manda bloquear o barco grego, e começa uma batalha naval. Teseu  consegue escapar. Alguns dias depois Teseu resolve fazer uma escala numa ilha para reabastecimento. Vaidoso com a vitória, fica só  imaginando sua volta triunfal, os gritos de alegria e de reconhecimento da multidão que virá aclamá-lo, apressa-se em partir.  Dá ordem de levantar âncora, esquecendo Ariadne, que fica adormecida na praia. Quando desperta, a princesa vê o navio já ao longe e se vê abandonada.

Enquanto isso, Teseu aproxima-se de Atenas. Está tão entretido com seus sonhos de glória que esqueceu de trocar a vela negra por uma branca conforme prometido ao pai. Pobre Egeu! Quando o barco enfim aparece, está com a vela preta. Certo de que Teseu está morto, o rei desespera-se e quer morrer também. Joga-se ao mar e afoga-se. Por isso, desde esse tempo o grande mar que banha a Grécia chama-se mar Egeu.

Teseu se entristece ao saber da trágica notícia da morte do pai culpando-se amargamente por sua irresponsabilidade, começa a chorar. Apesar da triunfal acolhida que Atenas lhe dá, ele fica de luto. Depois, porém, compreende que não deve lamentar seu ato de heroísmo. Já que subiu ao trono, só lhe resta ser um bom soberano. É o que tenta fazer, sempre reinando com grande respeito pelas leis e garantindo o bem-estar de seu povo. Sob seu sábio governo, a Grécia conhece a paz. E Atenas, a prosperidade.

(A Grécia – Mitos e Lendas, Alain Quesnel- Jean Torton. Trad. Ana Maria Machado, p.16)

6 comentários:

  1. ooiiee tuudoo beem coom vcc??
    eu adoro seu programa muito bom te adoro
    vcs sao a alegria do programa te adoro!@#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otimo suhsushush

      Excluir
    2. ecaaa shushushu facebook anônimo pesquisa ai

      Excluir
  2. é mais o menos ,mais o menos kkkkk

    ResponderExcluir