segunda-feira, 4 de junho de 2012

Resenha: "Os três mosqueteiros em cordel", de Klévisson Viana


Eduarda Dal Pozzo*

A obra literária mais conhecida e admirada de Alexandre Dumas, Os três mosqueteiros – que encantou gerações em uma aventura de capa e espada guiada pela emoção, está de volta sendo recontada por Klévisson Viana, cartunista, cordelista e poeta cearense, em sua obra Os  três mosqueteiros em cordel (Leya, 2011, 128 p.).
O autor apostou nesse gênero por ser típico de sua região, e usou do talento e da arte para reproduzir seus versos, uma vez que possui outros trabalhos publicados em forma de cordel.  Nos dias de hoje, podemos encontrar esse tipo de literatura principalmente na região Nordeste do Brasil.
Rimas, uma linguagem poética, uma dose de humor, pinceladas de suspense, muita ação e aventura é o que essa obra escolhida para o Projeto Livro do Mês - 2012 nos proporciona, fazendo com que a cada página, aumente a expectativa para o próximo combate dos guerreiros armados com sede de igualdade.
Os fiéis escudeiros do Rei Luís XIII, da França do século XVII, Athos, Phortos, Aramis e o patriota sonhador  D’Artagnan  protagonizam duelos de tirar o fôlego e nos levam a vibrar nesta leitura. É emoção do início ao fim. Paixão, coragem, medo e vingança, duelam na trama também.
Com muito companheirismo, coragem e força, vencem as batalhas na ponta da espada, impondo respeito aos rivais inimigos, que com eles não tinham vez, exaltando a força que há em uma amizade verdadeira, na luta por um país igual para todos.
Nossos guerreiros erguem suas espadas em defesa do seu rei, de seu povo, e diante de um ideal, batendo de frente com sociedade, política e religião, para mostrar que a igualdade havia de prevalecer. 
Um por todos e todos por um! O bordão que os mantinha unidos a cada batalha, não perde a força em nenhum momento, o que torna a leitura ainda mais contagiante, e vai continuar encantando leitores nessa releitura de versos estrofes e imagens. Qualquer um que se divirta com histórias de guerreiros, repletas de aventuras, tramas, vilões e justiceiros, com certeza irá gostar de ler Os três mosqueteiros!

*Acadêmica do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo e monitora do Quiosque de Leitura - Roberto Pirovano Zanatta






Participe dos encontros com o autor Klévisson Viana. nesse mês de Junho. para discutir a obra a cima resenhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário