quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Espetáculos infantis são atração no Festival de Gastronomia Páginas Saborosas

Evento é novidade na programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura, que ocorre no final deste mês


Degustação de pratos típicos regionais, aulas temáticas com chefs e oficinas culinárias estão entre as atividades do Festival de Gastronomia – Páginas Saborosas, que ocorre na Universidade de Passo Fundo (UPF) entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, no contexto da programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura. Outro destaque da programação do festival, que já tem ingressos à venda, são os espetáculos infantis A Cãofusão – uma aventura legal pra cachorro e A roupa nova do rei.
O Festival de Gastronomia é uma promoção conjunta da UPF, Prefeitura de Passo Fundo e Revista Prazeres da Mesa. O objetivo é implementar, no contexto de formação de leitores adultos, jovens e crianças, ações educacionais e culturais pelo viés da gastronomia. Durante o evento serão oferecidos os pratos vencedores da Maratona Gastronômica, realizada em 2010 em oito municípios que pertencem ao Fórum da Microrregião Cultura e Tradição. Toda a programação do Festival será realizada no Pavilhão Gastronômico, montado no complexo do Portal das Linguagens, Campus I da UPF.

A Cãofusão – uma aventura legal pra cachorro
Um dos destaques do primeiro dia de programação do Festival, 24/08, é o espetáculo infantil A Cãofusão – uma aventura legal pra cachorro, que ocorre a partir das 14h.  A comédia musical conta a história de Lady, uma cadela que vê, com o nascimento do filho de sua dona, sua posição ameaçada pelo novo centro das atenções. Em um passeio, conhece Malandro, um cão vira-lata, que lhe mostra a cidade com outros olhos, a diferença e os perigos de viver em liberdade e a poesia existente nas pequenas coisas.

A roupa nova do rei
O espetáculo A roupa nova do rei poderá ser visto no dia 25/08, às 15h. A adaptação para o teatro do conto de mesmo nome, do escritor dinamarquês Hans Cristian Andersen, traz a história de um rei obcecado pela vaidade, que se esquece de governar para seu povo. Dois espertos tecelões aproveitam-se da ingenuidade da corte para lucrar dizendo serem capazes de confeccionar um tecido pra lá de especial, que somente pode ser visto por pessoas inteligentes e capazes.

Ingressos à venda
Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na Central de Atendimento ao Aluno e em quiosque instalado junto ao Centro de Convivência - no Campus I, na secretaria da UPF Idiomas - Campus III, ou nas secretarias dos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade. Nesses mesmos locais estão a venda os ingressos para a degustação dos pratos típicos.

Informações
As Jornadas Literárias são realizadas há 32 anos pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo.  Nesta edição, conta com o patrocínio da Pepsi, Petrobras e Banrisul;  com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura e da Secretaria  Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, entre outras empresas e  órgãos. Informações sobre a programação completa do Festival de Gastronomia podem ser obtidas  no portal www.jornadasliterarias.upf.br,  pelos e-mails jornada@upf.br  ou jornadinha@upf.br e pelo telefone (54) 3316 8368. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário