quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Margarida Botelho vem de Portugal para participar da 7ª Jornadinha Nacional de Literatura

Margarida Botelho é de Setúbal, Portugal e estará presente na 7ª Jornadinha Nacional de Literatura nos dias 28 e 29 de agosto, conversando com alunos de 1º a 5º anos. Formada em arquitetura, desde 2005 publica livros para o público infanto-juvenil e constrói as palavras e as ilustrações dessas obras. Os livros da autora indicados à pré-leitura são Os lugares de Maria, publicado em 2011 e Eva, de 2012, publicados no Brasil pela editora Paulina. A obra Os lugares de Maria foi vencedor do prêmio Literatura para a Infância, concedido pela Câmara Municipal de Almada (Portugal) em 2004.
Nesse livro, Maria é uma menina de seis anos muito sabida, que logo entrará para a escola e já sabe o que significa “semana”, “dias”, “contas”, pois aprendera logo cedo com a mãe. O que realmente Maria gosta de fazer é desenhar e pintar: as cores são sua alegria, mas isso deixa a família inquieta, pois ela não sabe conter as cores e as linhas nas folhas que pinta e elas quase sempre saltam às mesas, cadeiras, vestido e até no zarolho. Num dia em que Maria não se comportou, seus pais a deixaram de castigo em seu quarto e de porta fechada. Quando a menina ficou sozinha, sem ter com quem e de que brincar, ela se lembrou de uma caixa de guaches, de caixas de papel e de umas folhas brancas. A partir daí, o quarto de Maria transformou-se, pois naquele espaço, com ajuda de suas tintas e caixas, poderia viajar e visitar todos os lugares que já existiam e que ainda poderiam existir.

Divirta-se e encante-se com o belo texto de Os lugares de Maria! No Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura – você encontra as obras de Margarida Botelho indicadas à 7ª Jornadinha Nacional de Literatura e de todos os demais autores presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário