quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Mary e Eliardo França são presenças confirmadas na 7ª Jornadinha Nacional de Literatura

Mary e Eliardo França, que formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil (juntos já desenvolveram muitas coleções dedicadas especialmente às crianças que estão em fase de alfabetização), são presenças confirmadas na 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece entre 27 e 31 de agosto de 2013, no Campus I da UPF. Os autores vão conversar com os alunos de 1º a 5º anos nos dias 28 e 29 de agosto, pela parte da manhã.  
A parceria de Mary com Eliardo começou com o livro O menino que voa, de 1973.  Dentre os maiores sucessos do casal para o público infantil está a coleção Gato e Rato, vencedora do Prêmio Ofélia Fontes em 1978. Ao longo dos anos vieram outros destaques para o seu trabalho, dentre eles o Prêmio Adolfo Aizen para os títulos Sapato Novo, Chapéu de Palha e Pato Magro e Pato Gordo, da União Brasileira de Escritores (UBE), em 1992. Mary e Eliardo têm três obras indicadas para a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura: O bicho folharada e outros espertinhos (2006), Pedro Malazartes como o Diabo gosta (2008), O macaco faz das suas (2007) e Tapas e beijos da comadre Onça (2006), todos lançados pela editora Global.


Leia, abaixo, um trecho da obra Pedro Malazartes como o Diabo gosta:

“Certa ocasião, Pedro Malazartes foi trabalhar na casa de um ricaço. Mas ele vivia infeliz, zangado com o patrão que lhe pagava muito mal para cuidar dos porcos. Num dia de muita chuva, o chiqueiro estava um verdadeiro lamaçal. Foi quando Pedro teve uma de suas ideias. Esperou a noite chegar e espetou na lama todos os rabos dos porcos.
Quando, pela manhã, o patrão veio olhar a porcada, Pedro lhe apontou o lamaçal e disse:
– Veja! Veja como estão atolados, apenas com os rabos de fora.
O patrão pegou um dos rabos e puxou, pensando que puxava um porco, mas... só saiu um rabo.”


Quer saber como essa história termina? O Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura – realiza empréstimos da obra Pedro Malazartes como o diabo gosta, bem como de todas as outras obras indicadas à 7ª Jornadinha Nacional de Literatura. Se quer saber mais sobre os autores presentes e as obras indicadas, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário